Resumo de TCs e TPs
1. Transformadores de Corrente
1.1. Introdução:
Os transformadores de corrente são equipamentos que permitem aos instrumentos de medição e proteção funcionarem adequadamente sem que seja necessário possuírem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual estão ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primário, geralmente de poucas espiras, e um secundário, no qual a corrente nominal transformada é, na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medição e proteção são dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de corrente constituídas de fios de pouca quantidade de cobre.
Os transformadores de corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como amperímetros, relés, medidores de energia, de potência, etc.
1.2. Características Construtivas:
Os transformadores de corrente podem ser construídos de diferentes formas e para diferentes usos, ou seja:
1.2.1. TC tipo barra:
É aquele cujo enrolamento primário é constituído por uma barra fixada através do núcleo do transformador.
É mais utilizado em painéis de comando de elevada corrente, tanto para uso de proteção, quanto para uso de medição. Assim como é utilizado em subestações de potência de média e alta tensões.
1.2.2. TC tipo enrolado:
É aquele cujo enrolamento primário é constituído de uma ou mais espiras envolvendo o núcleo do transformador.
1.2.3. TC tipo janela:
É aquele que não possui primário fixo no transformador e é constituído de uma abertura através do núcleo, por onde passa o condutor que forma o circuito primário.
São muito utilizados em painéis de comando de baixa tensão em pequenas e médias correntes, ou quando não se deseja seccionar o condutor para instalar o transformador de corrente.
1.2.4. TC tipo bucha:
É aquele cujas características são semelhantes ao TC do tipo barra, porém sua instalação é feita na bucha dos equipamentos