Android
Isabel Cristina de Lima, Valderi Reis Leithardt
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos ( FACENSA) isabellima@academico.facensa.edu.br,valderi@professor.facensa.edu.br Resumo.
Este artigo apresenta o sistema operacional para dispositivosmóveis Android. É feita uma apresentação do sistema e de suas versõesmostrando quais são mais utilizadas atualmente. A seguir, é descrita comdetalhes a arquitetura do sistema. O estado da arte do sistema é mostradoatravés das versões 3.0 e 3.1, voltadas para tablets, e das diferenças entreelas e as versões anteriores. Por fim, são mostradas as diferenças entre Android e outros sistemas similares, através de uma tabela comparativa.
1. Introdução
A partir de 2005, quando o Google comprou uma pequena empresa chamada AndroidInc, que desenvolvia software para dispositivos móveis, começaram a surgir rumores deque a empresa iria lançar um smartphone. Em 2007, o projeto foi anunciado: em vez deum aparelho específico, foi lançado um sistema operacional para smartphones, oAndroid.Em novembro de 2007, o projeto foi transferido para a Open Handset Alliance,fundação formada pelo Google, empresas de telefonia, fabricantes de aparelhos edesenvolvedores de software. A Open Handset Alliance lançou oficialmente o Androidem outubro de 2008.Android é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux. Istodeveria significar que o acesso ao código é liberado e que qualquer um comconhecimentos de programação pode fazer alterações no sistema. Na realidade, o códigodas versões 3.0 e 3.1 ainda não foi liberado.Atualmente, além de smartphones, o sistema operacional Android é tambémutilizado em tablets. Há também a utilização em máquinas com processadores x86,principalmente netbooks. O porte do Android é realizada por grupos como o projetoAndroid-x86[Android-x86 2011]. A fabricante de processadores Intel apoia o projeto,inclusive disponibilizando instruções de instalação do Android-x86[
Intel EmbeddedDesign Center –