Artigo fibra otica
Nome(s) do(s) autor(es)Gustavo Henrique Gregorio
E-mail(s) gustavo.gregorio@msn.com
Disciplina – Professor(a)Valeria Graça
Resumo Fibra otica é um filamento flexivel de vidro, plastico ou outro isolante eletrico. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e nucleo. Essa tecnologia tem conquistado o mundo, sendo ultilizada em telecumucações. Pesquisadores japoneses bateram o recorde de transmissão de dados sem fios na faixa dos terahertz, uma parte ainda inexplorada do espectro eletromagnético. A taxa de dados alcançada é 20 vezes maior do que o melhor padrão wi-fi.
Palavras-chave: fibra otica, tecnologia, alta velocidade, terahertz, 20 vezes maior,
Introdução A fibra ótica não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. Há dois modos de converter os dados: por laser e por LED.
Sem essa conversão, os dados enviados e recebidos não poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. Nesse momento, surge a necessidade dos cabos de fibra ótica, pois são eles que permitem a velocidade e a qualidade superiores às oferecidas pelos tradicionais cabos de cobre. Wi-Fi com raios T mais próximos da realidade. Pesquisadores japoneses bateram o recorde de transmissão de dados sem fios na faixa dos terahertz, uma parte ainda inexplorada do espectro eletromagnético. A taxa de dados alcançada é 20 vezes maior do que o melhor padrão wi-fi. A banda dos raios T fica entre as micro-ondas e o infravermelho distante - 1 THz equivale a 1.000 GHz. s raios T, ou radiação terahertz, vêm sendo considerados como altamente promissores para o uso biomédico, eventualmente substituindo os raios X - apesar do nome "radiação terahertz", trata-se de uma radiação não ionizante. Em 2007, pesquisadores demonstraram pela primeira vez que os raios T poderiam ser