Amonia
Data da realização: 03/09/2012
Data de entrega: 17/09/2012
Introdução
A amônia (NH3) é um dos produtos químicos mais importantes para o ser humano, sendo uma das cinco substâncias produzidas em maior quantidade no mundo. Sua importância está relacionada ao seu uso direto como fertilizante e por se constituir matéria-prima para a fabricação de outros fertilizantes nitrogenados. A amônia também é utilizada na produção de explosivos de plásticos. Ela é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água.
A produção mundial de amônia é praticamente feita por meio da reação entre os gases N2 e H2, pelo processo denominado Haber-Bosch:
N2 + 3H2 ↔ 2NH3
A equação mostra a obtenção de amônia no estado gasoso, já que para se obter a amônia líquida são necessários os seguintes processos:
1. Coloca-se uma mistura gasosa de N2 e H2 em um reator;
2. Ao reagir e atingir o equilíbrio, a mistura de N2 e H2 é transferida para um condensador;
3. Nesta etapa a amônia formada se encontra no estado gasoso: NH3(g), mas quando passa pelo condensador se converte em líquida;
4. Estando a amônia liquefeita é então retirada e pode ser usada.
Já para a obtenção em laboratório a amônia pode ser obtida aquecendo um sal de amônia com hidróxido de sódio (NaOH), tendo seu processo expressado pela seguinte reação:
NH4Cl + NaOH → NaCl + NH3 + H2O
A amônia é matéria-prima para a fabricação de outros produtos como a uréia, ácido nítrico, nitrato de amônio e sulfato de amônio entre outros.
Outra aplicação da amônia é o uso nos sistemas de refrigeração industrial, o que se chama refrigeração por amônia. A refrigeração é um processo de redução de temperatura de um corpo. Ela é usada na indústria de pescados, fábricas de gelo, laticínios e frigoríficos.
A amônia também é usada para fins como:
Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia.
Produtos