Teorema de pitagoras
Onde por volta de 1750 a.C. os hebreus migraram para o Egito nas proximidades do Nilo devido a uma grande seca que levou à crise na produção alimentícia. Ao se fixar no Egito, os hebreus conseguiram prosperar mas os faraós egípcios os perseguiram e os escravizaram. Em 1250 a.C. os hebreus saíram do Egito liderados por Moisés para voltar à Palestina.
Moisés nasceu hebreu, quando Faraó deu ordens de que a mais nenhuma criança hebréia do sexo masculino poderia viver Para salvar o pequeno Moisés, sua mãe fez uma cesta ela o colocou em um cesto nas águas do Rio Nilo, até quando a princesa filha do faraó inépcia Bithiah o encontra e resolve criá-lo como príncipe. Moisés foi educado na civilização mais adiantada daquele tempo. O seu treinamento foi projetado para o preparar para um alto cargo, ou até mesmo o trono do Egito. Ele ficou familiarizado com a vida na corte de Faraó, com toda a pompa e grandeza da adoração religiosa egípcia. Foi educado na escrita e nas literatura do seu tempo. Também aprendeu a administração e a justiça.
Trinta anos depois, o irmão de Bítia, Seth, torna-se faraó. Na época, Moisés é muito amado pelos egípcios, até mais do que o próprio filho do faraó, Ramsés II. Este tem uma profunda inveja de Moisés, que acaba de voltar da Etiópia depois de uma estrondosa vitória militar. O faraó repreende Ramsés por não ter concluído a cidade do tesouro para o seu próximo jubileu. Este diz que seu fracasso foi devido à teimosia dos escravos hebreus. Por insistência de Ramsés, Moisés é enviado para supervisionar a construção da nova cidade, muito a contragosto de Nefretiri, a princesa que deve se casar com o herdeiro do faraó. Esta acha-se apaixonada