Memorial descritivo
RESUMO:
O memorial descritivo é um documento que deve estar presente na maioria dos tipos de projetos. Os projetos de engenheiro, arquiteto ou de outras ciências devem conter em um documento todo o detalhamento do projeto realizado.
O projeto de construção civil da casa 1.0 ABCP, por exemplo, contém um detalhamento da obra, trazendo especificações sobre estruturas acabamentos e pinturas, revestimentos, fechaduras, vidros, portas e janelas, instalações e aparelhos.
A estrutura deve conter as formas de sua execução, seguindo as normas do NBR. No caso deste projeto a estrutura será realizada em alvenaria com blocos de concreto e estrutural de 4,5 MPa de 14 cm de largura.
Os revestimentos, acabamentos e pinturas da casa, deverão estar especificados de acordo com o tipo de material contido no piso, parede e teto, em diversos ambientes da casa. A vidraçaria obedecerá as regras da ABNT, os vidros a serem apresentados na obra não poderão apresentar bolhas, lentes, ondulações, rachaduras ou outros defeitos. As enquadrarias que englobam portas e janelas contém dados específicos do material, as dimensões, tipos, modelos que variam dependendo do ambiente.
Então o memorial descritivo deve ser realizado entre o término do projeto e o inicio da produção, construção. A função memorial será auxiliar toda a compreensão do projeto para todos os interessados no produto.
RELAÇÃO COM A ÁREA PROFISSIONAL: A QUAL SITUAÇÃO PROFISSIONAL, NO CAMPO DA ENGENHARIA CIVIL, O TEXTO DIZ RESPEITO?
Um memorial descritivo, como o próprio nome diz, é um texto explicando o projeto com os conceitos utilizados e as normas adotadas. Normalmente tem o objetivo de explicitar, na forma de um texto, as informações mais importantes e que constam do projeto completo.
Como dito na introdução este memorial está totalmente relacionado com a Engenharia civil, pois o texto deixa claro o tipo de materiais que serão usados na fundação, que começa pelo alicerce que é o