ribossomos
Os ribossomos podem ser encontrados dentro das mitocôndria, aderidos a parede do retíluco endoplasmatico (formando assim o retículo endoplasmático rugoso ou granular). Já nas células procarióticas são encontradas livre no hialoplasma (líquido que preenche o citoplasma), onde tem sua origem.
Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na produção das proteínas e enzimas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos espalhados no citoplasma,as vezes presos uns aos outros por uma fita RNA mensageiro (mRNA) formando um conjunto polissomos (junção de vários ribossomos a uma mesma fita de RNA).
As proteínas produzidas pelos polissomos geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Já as enzimas produzidas pelos ribossomas aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas que são transportadas para o complexo de Golgi, onde são "empacotadas" e enviadas para fora da célula.
DNA abre um pedaço, forma uma fita de RNA mensageiro(mRNA),esse processo se chama de transcrição, esse RNA vai para o citoplasma, então um ribossomos se prende a ele, e ele é lido de três em três nucleótidos, uma trinca chamada de códon, e os RNA tranportadores(tRNA) vão trazendo os aminoácidos para formar a