safasfas
616 palavras
3 páginas
Leandro Lopes Aurélio – n° 16 17/08/092° ano A
Ácido
Composto molecular que, em meio aquoso, sofre ionização, liberando como cátion apenas os íons H+¹ (HIDRÔNIO)
(Conceito de Arrhenius, séc XIX)
Base
Composto que, em meio aquoso, libera como ânion apenas o íon OH¹- (HIDROXILA)
Sais
Sais são compostos resultantes da reação de um ácido com uma base. É bom memorizar que todo ácido ao reagir com uma base produz sempre sal e água.
Óxido
São compostos binários formados por oxigênio e qualquer outro elemento químico, exceto o flúor.
Reação ácido-base Os químicos realizam muitas reações entre ácidos e bases em solução aquosa. Verificaram, em todos os casos, que nestas reações se formava uma substância pertencente ao grupo dos sais e água.
Precipitação
A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido a reação química ou quando a solução foi supersaturada por um composto.
Simples troca
Em Química, uma reação de simples troca é uma reação onde há dois reagentes e dois produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto, e entre os produtos há igualmente, um elemento e um composto.
Pressão de Vapor
Pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando este está em equilíbrio dinâmico com o líquido que lhe deu origem, ou seja, a quantidade de líquido (solução) que evapora é a mesma que se condensa. A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.
Tonoscopia
É o estudo do abaixamento da pressão máxima de vapor de um