resenha
O filme de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” descreve a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente deixa nele uma cicatriz em formato de raio na testa que está diretamente ligado ao desaparecimento de um bruxo das trevas chamado Lorde Voldemort. Entretanto, Harry não está à pá desse ocorrido, ele crê que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Contudo, no dia de seu aniversário de onze anos, Harry começa a receber cartas, mas seus tios não o deixam ler, então recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts.
A partir daí, Harry começa a descobri um novo mundo ao qual ele realmente pertence. Ao ingressar na escola de magia em Hogwarts ele compra varinha mágica e uma vassoura voadoras para jogar quadribol. Na escola ele é selecionado para Grifinória ficando perto de seus futuros amigos Ron Wesley e Hermione Granger e juntos descobrem que a pedra filosofal ,segundo a lenda tem o poder da imortalidade, está guardada dentro d a escola e que o bruxo a qual não se deve mencionar o nome também está à procura.
Ao desenrolar da historia são usado muitos feitiços para descobrir os mistérios que estão acontecendo na escola sendo que a maioria desses feitiços são derivados das línguas clássicas, especialmente o latim, que consiste em Alorromora em latim aloha significa "despedida", e do Latim mora, significa "obstáculo (Usado para destrancar portas), Locomotor Mortis em latim significa “morte do Movimento” (colar as pernas do oponente uma na outra por alguns minutos), Petrificus Totalus em Latim significa petra, "pedra" e fieri, "tornar-se"; totalus vem do Latim "totus", referindo a