amido modificado
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 . Acesso em: 31 Mar. 2014 9 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10 ANEXOS 11 ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
A forma não modificada do amido tem uso limitado na indústria de alimentos. Os grânulos sem modificação se hidratam facilmente, incham rapidamente, se rompem, perdem viscosidade e produzem pasta com pouco corpo e muita coesão.
O amido apresenta grande importância nutricional e industrial, encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies vegetais, como carboidrato de reserva, sendo abundante em cereais, em raízes e tubérculos. É a fonte mais importante de carboidratos na alimentação humana, representando 80-90% de todos os polissacarídeos da dieta, e o principal responsável pelas propriedades tecnológicas que caracterizam grande parte dos produtos processados.
O ponto de partida para a obtenção de amido modificado é sempre o amido nativo. Assim é como um produto natural como a fécula de batata, o amido de milho ou o de trigo é elaborado através de diferentes processos e modificado ou alterado ao mesmo tempo.
Quando o amido modificado é incorporado a formulações, este melhora algumas características do produto através do aumento da suculência, sabor, entre outros. Embora seja possível produzir um amido com propriedades especificas muitas vezes sua utilização em combinação com outros carboidratos ou substituintes é necessária para obter um produto final com atributos sensoriais desejáveis. Amidos modificados tem grande importância na indústria de alimentos, sendo empregados principalmente como estabilizantes.
2 DESENVOLVIMENTO
Estruturalmente, o amido é um homopolissacarídeo composto por cadeias de amilose e amilopectina. As proporções em que essas estruturas diferem