AMIDOS MODIFICADOS
CURSO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUIMICA DE ALIMENTOS
PROFESSORA: RAQUEL PILETTI
ACADÊMICOS: CLADES GUBERTI E TÂNIA BRUGNEROTTO
AMIDOS MODIFICADOS
Itapiranga, SC 05/05 2014
AMIDOS MODIFICADOS
São produtos obtidos a partir do amido, com a finalidade de atende às necessidades especificas da indústria de alimentos.
A produção de amidos modificados vem sendo desenvolvida já há algum tempo com o intuito de superar algumas limitações dos amidos nativos, aumentando a utilidade deste polímero nas aplicações industriais.
Os amidos de milho, batata e mandioca são os principais amidos usados para a produção dos amidos modificados. Ocorrem modificações do amido para incrementar suas características originais e adéqua-los as aplicações específicas. Tais como diminuir a retrogradação e a tendência das pastas em formarem géis, modificar as características de cozimento, aumentar a estabilidade das pastas ao resfriamento e congelamento, melhorar a textura das pastas ou géis e a formação de filmes, e adicionar grupamentos hidrofóbicos e introduzir poder emulsificante.
As alterações das propriedades tecnológicas dos amidos podem ser obtidas por processos químicos e físicos. As técnicas químicas principais são o cross-linking, ou ligação cruzada, a substituição também conhecida como estabilização e a conversão.
As reações da ligação cruzada tem por finalidade o controle da textura, alem de conferir a tolerância ao aquecimento, acidez e a agitação mecânica. Com esse processo consegue-se um melhor controle e maior flexibilidade em trabalhar formulações, processos e prolongar a vida útil do produto. Os agentes mais frequentemente usados são o fosfato e o acido adípico.
A estabilização ou substituição previne a gelificação e a senêrese, mantendo textura. São essenciais para a indústria de alimentos congelados, possuem ser estocado a baixa temperatura, o que requer o uso de amidos modificados para manter a qualidade. Os