amendoin
Manaus – AM
2014
Índice
1. Apresentação (Introdução)
2. Desenvolvimento 2.1 Contexto literário 2.2 Contexto histórico 2.4 Características 2.5 Autores e suas obras
3. Conclusão
4. Bibliografia
1. Apresentação
O presente trabalho é sobre o Romantismo (3º geração), mais concretamente sobre o seu contexto histórico, suas características e, sobre seus autores e suas obras. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que o Romantismo (3º geração) tem para a sociedade e como ele se iniciou.
2. Desenvolvimento
2.1 Contexto Literário
A terceira geração romântica é voltada para uma poesia de preocupação social. Conhecida como condoreira (tinha como emblema o condor, ave que constrói seu ninho em grandes altitudes) ou hugoniana (numa referência a Vitor Hugo, escritor francês cuja obra de cunho social marcou o período), sua linguagem adquiria um tom inflamado, declamatório, grandiloquente, carregada de transposições e de figuras de linguagem.
2.2 Contexto histórico
Entre as décadas de 1860 e 1870, o poder monárquico no Brasil passava por um processo de forte enfraquecimento. Ideias liberais, abolicionistas e republicanas se difundem entre a população mais esclarecida. Grande é a influência, neste período, do poeta francês Victor Hugo, cuja obra toma como eixo temático a liberdade, o republicanismo, a democracia, a igualdade social e reformas que venham a tornar o mundo melhor. Essas ideais, aliadas à fase não muito, favorável do regime monárquico, vão mudar os rumos políticos do país. A terceira geração romântica é considerada uma geração de transição, pois nela podemos ver brotar as primeiras tendências do que posteriormente a história da literatura veio a chamar de Realismo.
2.3 Características
Poesia de fundo social, defensora da República e do Abolicionismo. Além disso, os versos desse período estão