pancreatite aguda resumo
Pâncreas é glândula mista. Parte exócrina é responsável pelas enzimas pancreáticas. A parte endócrina nas ilhotas de Langerhans, responsável pela insulina, glucagon e somastotatina.
Pancreatite aguda é um processo inflamatório agudo que cursa com dor abdominal, vômitos incoercíveis.
Dor abdominal geralmente é em barra, mas pode não ser assim. Podendo ser epigástrica. A dor é contínua e demora dias. A dor biliar geralmente demora de 5-6hrs.
Classificação:
Pancreatite aguda Leve (edematosa ou intersticial) cuja mortalidade é menor 3%,
Pancreatite aguda grave (necrosante) que se subdivide em asséptica(cuja mortalidade é 10%) e infectada( cuja mortalidade é 30%)
Pancreatite Leve(80% dos casos)
- Geralmente é autolimitada e não se usa antibiótico no tto.
- ocorre ativação das citocinas pró inflamatórias que ativa SIRS (Síndrome da resposta inflamatória sistêmica) que provoca Síndrome da disfunção de múltiplos órgãos. Assim, ocorre sequestro para terceiro espaço, causando hipovolemia >> isquemia pancreático e por fim necrose.
(Esse sequetro para terceiro espaço há a translocação bacteriana. Acontece no colon transverso e vai para retoperitonio ou peritônio. O volume nesse sequestro é de 6-8Litros. Por isso é muito importante a reposição hídrica.)
Etiologia
- 90% > biliar ou alcóolica
- 10% é idiopática. Mas graças à ecoendoscopia descobriu que 75% destas tem causa por microcalculos(< 3mm), lama pancreática(O termo lama biliar refere-se a suspensão de cristais, mucina, glicoproteínas e fragmentos de células, que também pode provocar obstrução ductal, embora de forma mais transitória), bem como espasmos do esfíncter de Oddi(cujo tto é papilotomia) e ainda assim tem casos sem uma causa encontrada.
- Obstruções: colelitíase, tumores pancreáticos, corpos estranho, toxinas(álcool, veneno de escorpião) e drogas (azatioprina, ranitidina, metronidazol e em paciente com SIDA com esquema HAART- terapêutica anti-retrovírica de