Perfil Bioquímico Pancreático.
Disciplina de Bioquímica Clínica
Resumo Este trabalho tem como objetivo tratar sobre as características do perfil bioquímico pancreático, com intuito de mostrar as formas de tratamento e prevenção e a ação de algumas enzimas em nosso organismo como formas de diagnósticos de doenças relacionadas ao pâncreas. Estas enzimas são chamadas de amilase e lipase que definem se o paciente apresenta ou não uma pancreatite podendo ser aguda ou crônica dependendo de como cada enzima aparecerá em nosso organismo.
Uma amilasemia nem sempre representa uma pancreatite, para tal diagnóstico é necessário a presença da lipase que é considerada uma enzima de grande importância no diagnostico de tal doença. Também podemos nos referir a glicemia como marcador do perfil pancreático, devido a sua presença estar relacionada a destruição das células Beta pancreáticas que resulta na deficiência de secreção de insulina.
O que se relaciona muito com a glicose é o exame de hemoglobina glicada que tem como objetivo o acompanhamento clinico do diabético, por que se houver um aumento significativo nos valores das taxas de glicose, haverá também um aumento da hemoglobina glicada. O acompanhamento da hemoglobina glicada juntamente a glicose tem grande importância por que se o paciente permanecer em jejum por um longo período de tempo a glicose sofre alterações em suas taxas, diminuindo seus valores enquanto que a hemoglobina glicada não sofre alterações significativas.
Abstract
This work address es the characteristics of pancreatic biochemical profile, in order to show the forms of treatment and prevention and the action of certain enzymes in our body as forms of diagnoses related to pancreatic diseases. These enzymes are called amylase and lipase defining whether or not the patient has pancreatitis,that may be acute or chronic, depending on how each enzyme appears in our body.
An amylasemia is not always pancreatitis; the presence