Estudo de cso
ALINE CRISTINA R. CASTRO¹
MARISLEI BRASILEIRO²
1. Consulta de Enfermagem
1.1 Identificação: M.B.C., 45 anos, sexo masculino, branco, casado há 23 anos, 2 filhas (14,22), católico, ensino fundamental completo, representante comercial, brasileiro, natural de Ituiutaba, atualmente reside em Araguapaz-Go. Alcoólatra, tabagista.
1.2 Expectativas e Percepções: Paciente relatou ter medo de morrer e deixar as duas filhas e sua esposa. Vai seguir as recomendações médicas de acordo com que for orientado, pois não quer sentir outra dor como a que sentiu novamente. Disse estar ciente que seu diagnóstico é pancreatite e que maior causa foi o excesso de álcool. Relatou nunca ter sido internado antes, que ficou assustado com a intensidade da dor abdominal que sentiu. Paciente tem esperanças de ficar curado. Assustou-se quando ficou sabendo que seu diagnostico era pancreatite. Está angustiado e com medo de morrer. Com aparência triste devido ter que parar de fazer uso de bebidas que contem álcool. Parece estar preocupado em conseguir deixar de beber.
1.3 Necessidades Humanas Básicas: Paciente rela ter sono tranqüilo, sempre que tem oportunidade procura se repousar, não faz nenhuma atividade física, pois seu tempo é pouco. Come de tudo, gosta muito de verduras cruas e cozidas, frutas e carnes. Tem preferência por peixes. Faz ingesta de líquidos, gosta de água. Gosta de leite e derivados. Seu único problema é que gosta muito de pimenta e gordura. Evacua diariamente, urina normalmente. Toma banhos todos os dias pela manhã, tarde e noite, pois onde mora faz muito calor. Escova os dentes 4 vezes ao dia. Atividade sexual no momento está normal. Mora em casa própria com 6 cômodos. Possui energia elétrica, água tratada e o lixo são recolhidos todos os dias. Gosta de assistir televisão, lê jornal todos os dias, gosta de estar sempre informado das notícias. Aos finais de semana gosta de sentar com os amigos para conversar e tomar