Exercicios de Bioquimica
1. Baseando-se nos resultados abaixo, indique de qual tipo de icterícia o paciente é portador.
AST 260U/L (VR até 35 U/L)
ALT 388U/L (VR até 41 U/L)
Fosfatase Alcalina 275U/L (VR de 13-43 U/L)
Bilirrubina Total 10,8 mg/dL (VR até 1,2 mg/dL)
Bilirrubina Direta 5,0 mg/dL (VR até 0,4 mg/dL)
Bilirrubina Indireta 5,8 mg/dL (VR até 0,8 mg/dL)
d) Hepática.
2) É importante ressaltar que uma parte da bilirrubina excretada no processo digestivo, a qual é convertida em urobilinogênio pelas bactérias intestinais, é novamente absorvida, e, através do sistema porta-hepático. É possível quantificar separadamente três frações da bilirrubina, sobre estas é podemos afirmar:
b) A indireta, que está aumentada quando a hemólise ocorre fora do fígado.
3) As hepatopatias devem ser acompanhadas cuidadosamente para detecção do grau de comprometimento hepático e controle de sua reserva funcional. Inúmeros testes laboratoriais foram descritos, O uso rotineiro de provas funcionais para avaliação da função hepática nem sempre é possível. Não existe um exame único e "mágico", e muitos são desnecessários. Motivo pelo qual devemos considerar a utilização de testes que transmitam informações diversas, mas que em conjunto traçam um perfil da função hepática. Todos abaixo fazem parte do perfil hepático, exceto:
e) Cistatina C
4) Durante a análise laboratorial das bilirrubinas direta e total estava acima dos valores referência, podemos concluir que o paciente é portador de
c) Icterícia obstrutiva
5) Dentre os parâmetros plasmáticos importantes para avaliação da função hepática solicitados pelos profissionais médicos temos:
b) TGO (AST), TGP (ALT), Bilirrubina total e frações e fosfatase alcalina (FA)
6) A hemoglobina é metabolizada no baço e no sistema reticuloendotelial, dando origem à biliverdina, que é reduzida a bilirrubina pela enzima biliverdina redutase. Essa bilirrubina recém-formada circula no sangue ligada à albumina sérica (forma