ddddddddddddaaa
2031 palavras
9 páginas
A crise do direitoNão há que se discutir que o direito vive em crise. O direito está em crise no mundo. Mas qual crise vive o direito? O Direito vive múltiplas crises. O direito vive uma crise de interpretação, crise das normas etc.
não é só crise do direito, mas sim crise da sociedade, até porque onde está à sociedade está o direito. A crise do direito no Brasil se reflete na crise do poder judiciário, na crise dos princípios como, por exemplo, o da legalidade, o da moralidade. A crise do direito se mostra visível no caso do promotor de justiça que matou uma pessoa, feriu outra e mesmo assim continua no exercício de sua função, ou seja, as leis defendem alguns e massacram outros.
Direito, justiça e crise moral Brasileira. Cada vez mais complexa se mostra a sociedade, mais complexos os ordenamentos e mais difícil para cada nação sobreviver isoladamente no planeta. A sociedade brasileira apresenta-se particularmente em situação singular, como uma das nações mais populosas e extensas, país pleno de riquezas naturais. Temos a potencialidade de desempenhar um papel fundamental neste século. Contudo, vícios históricos que insistem em nos acompanhar amesquinham o papel do Brasil no mundo, como potência econômica e social.
Estamos presos ainda a uma mentalidade feudal que nos foi imposta pelas capitanias hereditárias, pela forma inescrupulosa como fomos colonizados, tendo sido absurdamente espoliados pela antiga metrópole e pelo despotismo e nepotismo e pelo sentido cartorial, aqui impostos, dos quais ainda não conseguimos nos desvencilhar. Ao lado de tudo isso, convivemos com um sistema eleitoral que afasta totalmente o eleito dos eleitores. Os deputados, senadores e demais poderes do Executivo, com as raras e honrosas exceções de sempre, somente se apresentam ao povo quando estão em campanha eleitoreira. O interesse público e a moralidade ficam distantes deles no exercício do seu mandato, perdidos em conchavos, conciliábulos,