amendoin
RESUMO
Este experimento foi realizado no Campus I da Faculdade de Engenharia Agronômica Manoel Carlos Gonçalves – UNIPINHAL.
O delineamento foi feito em blocos casualizados.
Foi utilizado semente de amendoim da espécie Arachis hypogaea L., com a finalidade do experimento para adubação nitrogenada, em função do ataque de insetos-praga. Foram feitos em 4 parcelas com 5 repetições.
Sendo A testemunha
INTRODUÇÃO
A cultura do amendoim esta sujeita a um grande numero de pragas que atacam tanto a parte subterrânea quanto a parte aérea da planta (BARBOSA, 2008; GOTO).
Entre os insetos danosos da cultura, destacam-se o tripes Enneothrips flavens mais conhecido como tripes dos folíolos e o Caliothrips brasiliensis o tripes do prateamento, que causam estrias e deformações nos folíolos atacados, e a lagarta do pescoço vermelho Stegasta bosquella que ocasionam perfurações simétricas nos folíolos que se alimentam.
Os controles recomendados são: uniformidade da época de plantio, utilização de variedades resistentes, rotação de cultura, destruição dos restos culturais (BARBOSA, 2008).
REVISÃO BIBLIOGRAFICA
O amendoim é uma dicotiledônea, pertence a família Leguminosae, sub-família Papilionoideae, gênero Arachis. Possuem um grande número de espécies, porém a mais conhecida e cultivada é a Arachis hypogaea L. (GOTO).
As características da planta é que ela não frutifica nos ramos, frutifica debaixo da terra (GOTO).
Os insetos-praga, causam um grande dano as culturas de amendoim, no caso do tripes perfuram as células vegetais e sugam seiva exsudada, se alimentam dos folíolos do ponteiro que ficam enroladas, onde fazem oviposição. Os folíolos atacados apresentam estrias e deformações. Já a lagarta do pescoço vermelho, ocasionam perfurações simétricas nos folíolos que se alimentam. O ataque desta lagarta ocasiona uma redução no desenvolvimento das plantas em função das gemas