Posicionamento Radiológico
POSIÇÃO DO PACIENTE: Em pé, pés afastados, queixo ligeiramente levantado, mãos na cintura, ombros rodados para cima do filme e relaxados para não sobrepor as clavículas nos ápices.
RC: Perpendicular direcionado a T7 ou 18 a 20 cm a vértebra proeminente em homens.
DFOFI: 180 cm.
CHASSI: 35x43
COLIMAÇÃO: Colimar os quatros lados para incluir todo pulmão.
RESPIRAÇÃO: Apnéia em inspiração.
TÓRAX LATERAL (PERFIL) EM ORTOSTÁTICA - BÁSICAS ESTRUTURAS MAIS DEMONSTRADAS: Pulmões, coração e grandes vasos.
POSIÇÃO DO PACIENTE: Paciente em ortostática, lado esquerdo contra o filme, exceto se o lado direito vier especificado no pedido.
RC: Perpendicular direcionado a T7.
DFOFI: 180 cm.
CHASSI: 35x43
COLIMAÇÃO: Colimar os quatros lados incluindo todo tórax.
RESPIRAÇÃO: Apnéia em inspiração.
DECÚBITO DORSAL – ESPECIAIS ESTRUTURAS MAIS DEMONSTRADAS: Pulmões, traquéia, coração e grandes vasos.
POSIÇÃO DO PACIENTE: Na maca ou leito quando houver condições, elevar a cabeceira para colocar o paciente em uma posição semi-ortostática. Colocar o chassi na parte posterior do paciente, centralizar a linha média do filme com a do paciente e manter o topo do filme a 5 cm acima do ombro.
RC: Direcionado ao nível de T7, com angulação podálica de 5°, a fim de evitar a superposição das clavículas sobre os ápices pulmonares.
DFOFI: 180 cm se possível.
COLIMAÇÃO: Colimar as áreas dos campos pulmonares.
CHASSI: 35x43
RESPIRAÇÃO: Apnéia em inspiração.
TÓRAX AP OU PA EM DECÚBITO LATERAL (LAURELL OU MULLER) - ESPECIAIS ESTRUTURAS MAIS DEMONSTRADAS: Pequenos derrames pleurais por demonstração de níveis líquidos no espaço pleural, ou gases na cavidade pleural em um possível pneumotórax.
POSIÇÃO DO PACIENTE: Face lateral do paciente contra a mesa apoiada sobre um material radiotransparente, com os braços acima da cabeça. Chassi anterior