Ambiente Organizacional
Tecnólogo em Marketing
Elisa Maganha de Brito
Professor orientador Lawton Benatti
AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Há algum tempo as empresas tem notado que é preciso se mudar a mentalidade em relação aos seus colaboradores, pois nenhuma empresa atingirá o sucesso se não houver pessoas satisfeitas trabalhando para ela. É importante que os colaboradores sejam analisados com muito cuidado, pois o fator humano tem sido considerado um grande diferencial dentro das empresas, até mesmo para que seja competitiva ao mercado.
Para que as empresas alcance excelentes resultados, é preciso oferecer muito mais do que um bom salário para que seus funcionários sejam comprometidos. É preciso oferecer atividades que visem o bem-estar e qualidade de vida, e sempre que possível, disponibilizar cursos e treinamentos que aperfeiçoem ainda mais os seus conhecimentos.
As pessoas passam maior parte de suas vidas dentro das empresas, e assim como elas dependem da empresa para sua sobrevivência e alcançar suas metas e objetivos pessoais, as empresas também dependem delas para seu funcionamento, e alcance de seus objetivos e metas, ou seja, é uma troca.
Na opinião de Chiavenato (1999, p.440):
O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem uma com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
É importante destacar que cada empresa tem sua cultura, por mais simples que ela seja, sendo formada pelos seus valores, suas crenças, seus costumes e tradições, que é um fator muito relevante para se levar em consideração quando falamos de ambiente organizacional. Os colaboradores são um dos principais ativos das empresas, daí a necessidade das empresas serem mais conscientes e atentas aos seus funcionários. Segundo Luz