Perícia Social: propostas de um percurso operativo
RESENHA DO TEXTO: PERÍCIA SOCIAL: PROPOSTA DE UM PERCURSO OPERATIVO.
AUTORA: REGINA CÉLIA TAMASO MIOTO
A autora apresenta em seu texto algumas ideias sobre a perícia social. O que é perícia social?
Como pensar a perícia social? Como realizar a perícia social? Como construir o laudo social?
O objetivo é oferecer um percurso operativo que facilite a compreensão da lógica do processo da perícia social e coloque em discussão alguns elementos presentes neste processo.
Perícia social: pode ser considerada como um processo através do qual um especialista, no caso o assistente social, realiza o exame de situações com a finalidade de emitir um parecer sobre a mesma. Parecer: é a opinião técnica sobre uma determinada situação social.
No judiciário a perícia tem a finalidade de conhecer, analisar e emitir parecer sobre situações vistas como conflituosas ou problemáticas no âmbito de litígios legais visando assessorar os juízes sem suas decisões.
A apresentação da perícia social se faz mediante o laudo social.
4 Eixos de sustentação da perícia social: competência técnica, competência teóricometodológico, autonomia e compromisso ético.
1- Competência técnica: refere-se à habilidade do profissional na utilização de seus instrumentos de trabalho, a qual condiciona a qualidade técnica da ação profissional. Instrumentos de trabalho: conjunto de recursos que permite a operacionalização da ação profissional.
Instrumentos básicos: entrevista, observação, a visita domiciliar e a documentação. Na maioria das vezes a observação se realiza no contexto de uma entrevista.
Entrevista: que seja menos diretiva possível.
Visita domiciliar: objetivo de conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações. Nas visitas utiliza-se a entrevista e a observação. Sempre que possível, as visitas devem ser agendadas com
antecedência.