Ambiente Organizacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
VINICIUS RODOLFO SARTORI
AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Santa Maria
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente, entende-se de uma maneira geral o ambiente organizacional como sendo tudo o que envolve uma dada organização, relacionando seus aspectos internos e externos.
Dessa forma, este trabalho será realizado com o objetivo de conceituar esse ambiente, bem como os fatores que impactam na sua caracterização.
CONCEITOS BÁSICOS
Organização - qualquer empreendimento estruturado e constituído para um determinado fim, compostas por pessoas interagindo entre si para realizar funções essenciais que auxiliem a alcançar objetivos comuns. São instituições sociais projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, atuando de maneira interativa com o ambiente que as cerca.
Ambiente - tudo que envolve e que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que tornam o futuro cheio de incertezas (interno e/ou externo).
Ambiente Organizacional - refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas a organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A organização, ao se constituir também constrói o seu ambiente.
AMBIENTE GERAL - MACROAMBIENTE
É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização que as influenciam indiretamente. Seus componentes são os seguintes:
Tecnológico - aplicações sistemáticas de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço. À medida que a tecnologia avança novos setores industriais e mercados aparecem, pois esse desenvolvimento tecnológico torna o conhecimento como principal fonte de vantagens competitivas para atender às