just in time
Just in Time (JIT)
ADMINISTRAÇÃO DE
PROCESSO E SERVIÇOS
Adans Alberto Rocha
JUST IN TIME
A Expressão:
A expressão JIT traduzida, para o português é dada como: apenas tempo, justamente tempo, hora certa ou tempo justo. Desta forma o JIT, refere a procedimentos que buscam eliminar o desperdicio, produzindo sempre a peça certa na hora certa.
JIT E SUAS PREOCUPAÇÕES
• 1- Preocupação com desperdícios- o desperdício criava custos sem adicionar valor ao produto. • 2- Ênfase no melhoramento continuo – Ford reconhecia que não existia um meio simples e definitivo de fazer as coisas que fosse constante ao longo do tempo.
• 3- Redução do setup – inevitável para redução de preços e competitividade.
• 4- Nivelamento da produção – a programação desigual e flutuante causa variações no fluxo de trabalho, gerando gargalos, ociosidade, e obstruindo oportunidades : ex: números de carros.
• 5- Ênfase na ordem e no arranjo do local de trabalho - a desorganização, sujeira é diretamente proporcional a redução de produtividade perdendo tempo com
(ferramentas, peças,materiais). A organização eleva a moral e produtividade do colaborador. • Respeito por pessoas – preocupação com o colaborador e produtividade
É uma filosofia ou ferramenta utilizada para o controle da manufatura, ou seja uma forma de abordar, entender e conduzir as atividades manufatureiras de uma organização. A base desta filosofia é a eliminação planejada e sistemática do desperdício.
JUST IN TIME / TOYOTA/ FORD
O JIT está diretamente ligada a Sistema Toyota de Produção (STP) e outros fatores e condicionantes junto a concorrência FORD.
- STP inicio em 1973
- Aumento do custos de produção, crise do petróleo, escassez fontes de suprimentos, falta de recursos, defasagem de tecnologia em relação a FORD.
- Estes fatores obrigaram, a empresa a ser tornar mais eficiente e produtiva. O estoque não podia ficar escondendo os efeitos do problema onerando o custo final da