Ambiente Organizacional
Interdependência das organizações com a sociedade - Toda organização depende da sociedade e de outras organizações para sobreviver, e essa interdependência pode acarretar consequências como, por exemplo, a mudança dos objetivos, na organização, para se compatibilizar com o meio externo.
A IMPORTANCIA DO AMBIENTE
Qualquer processo de administração estratégica começa com a a análise do ambiente, isto é, com o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades presentes e futuras. Nesse contexto, o ambiente organizacional engloba todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização.
AMBIENTE INTERNO
Recursos Físicos - espaço físico, máquinas e os produtos desenvolvidos;
Recursos Humanos - são os colaboradores.
Recursos Financeiros: próprios, financiados...
Recursos Tecnológicos: tecnologia que a empresa utiliza para desenvolver seu produto ou serviço.
Análise do ambiente
Toda empresa existe dentro de uma complexa rede de forças ambientais. Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o macro-ambiente das empresas.
Análise do ambiente interno das organizações
Uma coisa é perceber que o ambiente externo está mudando, outra é ter competência para adaptar-se a estas mudanças (aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças). Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorado permanentemente.
Propósito da análise do ambiente
Em geral o propósito é avaliar o ambiente para que a administração possa reagir adequadamente e intensificar o sucesso da empresa
Papel orientado para a política:
Melhorar o desempenho organizacional simplesmente