Ambiente organizacional
Cultura organizacional, segundo Schein, é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa ou integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
Um vendedor da filial São Paulo, parou de visitar clientes do segmento de pequenos locadores de máquinas no dia a dia em seus escritórios, que gera alto custo de visitas e retorno nem sempre atendam as necessidades de vendas, e começou a participar da associação do pequenos locadores de máquinas.
Em uma visita fazia vários contatos com os clientes e em cima destes contatos levantavam-se as oportunidades da associação e individual de cada cliente e a partir daí começou a fazer as visitas de venda com alguma oportunidade para ser trabalhada.
Os resultados foram aumento do número de vendas, captura de novos clientes, fortalecimento da marca Caterpillar dentro da Associação e melhora na participação do mercado.
Nível dos artefatos visíveis: fáceis de obter, mas difíceis de interpretar. É o ambiente construído da organização, arquitetura, layout, a maneira de as pessoas se vestirem, padrões de comportamento visíveis, documentos públicos;
Reforma da filial São Jose dos Campos, filial pequena, não freqüentada por clientes, que após um reforma e modernização da área comercial, recebe atualmente muitos clientes no balcão, alguns cliente trocando a visita do vendedor para a visita a filial.
Certamente a modernização alavancou novas vendas e menores gastos com cobertura, muito difícil foi descobrir que com uma simples modernização desta filial haveria esta transformação, inclusive mostrando que a empresa está investindo na região.
Com isso, estamos revitalizando outras filiais.
Nível dos pressupostos inconscientes: são