Ambiente aquático
QUESTAO 1
A partir dos dados presentes nesta Base de Dados, como se encaixa o Rio Madeira na divisão físico-química geral de águas amazônicas (água branca-água preta-água clara)?
A classificação dos rios em de águas brancas, de águas pretas e de águas claras foi criada pelo pesquisador Harald Siolui há mais de 20 anos e validada por diversos estudos posteriores (HIRAN, 2009). Ela leva em conta características físico-química e ecológicas dos rios, como o pH, condutividade, turbidez (que se correlaciona com a quantidade de sólidos em suspensão) e transparência, entre outros. Cada tipo de água apresenta diferentes valores para essas característica, como descrito por Barthem e Farbé (2003) e, para poder classificar o Madeira em um dos três tipos básicos, na Tabela I, encontrada em anexo, apresentamos os valores do Rio Madeira encontrados Base de Dados, comparando-o com os encontrados na literatura:
Assim, de acordo com a tabela, por comparação claramente o Rio Madeira pode ser classificado como um rio de Água Branca.
Vale ainda ressaltar que a divisão criada por Siolui é acompanhada por muitas variantes, decorrendo por vezes da mistura dos rios ou variações sazonais (mais ou menos chuva), o que pode levar a dificuldades na classificação. É então necessário conhecer os rios e levar em conta os dados nas diferentes épocas do ano e em toda extensão do rio, o que nos fez incluir na tabela os valores dos extremos da Base de Dados. Esse procedimento também é justificado pelo fato de que os valores apresentados na literatura do tema também se expressavam dessa maneira.
QUESTÃO 2
Como outros Rios Amazônicos, o Rio Madeira apresenta pronunciada variação sazonal no chamado ciclo hidrológico. Demonstre este ciclo hidrológico com os melhores dados disponíveis nesta Base de Dados, e explique porque e como ele ocorre. O ciclo hidrológico do rio Madeira, de acordo com Cardoso e Freitas (2007), está dividido em períodos: de vazante (maio