Ambiente aquatico
Trabalho de Ciências
CANOAS
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei falar sobre o ambiente aquático, cerca de 73% da superfície terrestre é coberta por água ocupando os oceanos, rios, lagos e outros corpos d’água. Os peixes adaptaram-se praticamente em todos os ambientes aquosos, desde os fundos dos oceanos até os riachos montanhosos. Apesar dos ambientes aquáticos parecerem nada hospitaleiros, estes ambiente tem a maior taxa de energia disponível, sendo os diferentes tipos de ambientes aquáticos apresentam suas peculiaridades, e os peixes apresentam adaptações para tais ambientes.
Ambientes Aquáticos
As diferentes propriedades físicas da água em relação ao ar foram pressões seletivas importantes na evolução dos grupos aquáticos. Como por exemplo, a força da gravidade é uma força importante agindo sobre os animais terrestres, todavia a resistência apresentada pelo ar é trivial para a grande maioria dos animais terrestres. Na água a relação mostra-se oposta, a atuação da gravidade é minimizada, enquanto que a resistência apresentada pela água é muito forte. A obtenção de oxigênio na água também é diferenciada.
Os Principais fatores do meio que influenciam a distribuição dos seres vivos em meio aquáticos são: Luz, Temperatura e salinidade.
Os ambientes aquáticos ocupam a maior parte da terra e incluem: ambientes marinhos e ambientes de água doce.
Os ambientes marinhos são: oceanos, mares e praia.
Os ambientes de água doce são: rios e lagos.
Muitas plantas e animais vivem na água, como as algas, os peixes, os camarões e as baleias.
A água dos oceanos é salgada. Isso acontece porque existem muitos sais minerais dissolvidos nela.
Já a água doce forma os rios e lagos e é usada por nós para muitas coisas, sabemos que a água é fundamental para a vida no planeta, por isso a preservação do ambiente aquático é tão importante. Existem diversas leis que visam acabar com a degradação das águas, mas ainda é pouco, pois isso só terá fim