Ambientes aquáticos
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
MEDIANEIRA – PR
2009
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo adquirir maiores conhecimentos ambientais, tais como: ecossistema aquático, poluição e contaminação.
DESENVOLVIMENTO
❖ Ecossistema Aquático
A água encontra-se disponível sob varias formas e é uma das substancias mais comuns existentes na natureza, cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta. É encontrada principalmente no estado liquido, constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. É fundamental que os recursos hídricos apresentem condições físicas e químicas adequadas para sua utilização pelos organismos. A disponibilidade de água não é só em termos de quantidade, mas também a sua qualidade deve ser satisfatória. Sistemas biológicos são bastante sensíveis ao valor do pH, sendo que, usualmente, o meio deve ter pH ente 6,5 e 8,5 para que os organismos não sofram grandes danos. Muitas substancias decorrentes da atividade humana despejadas no meio aquático podem alterar significativamente o valor do pH. Se houver condições físicas e químicas apropriadas no meio aquático, surgira uma cadeia alimentar composta por organismos produtores, consumidores de varias ordens e decompositores. Além do papel desempenhado por esses organismos no meio aquático, eles também são importantes como fontes de alimento para o homem, por sua atuação na recuperação da qualidade das águas poluídas e pela introdução e retirada de gases presentes na atmosfera e na hidrosfera. Fora isso, também contribuem com a ocorrência de uma seria de doenças.
Temos dois tipos de ecossistemas aquáticos: os de água doce e os de água salgada.
▪ Água doce
Os ecossistemas de água doce podem ser de dois tipos: de águas paradas (lagos, lagoas e charcos) e de águas em movimento