Motivação desportiva
Escola Superior de Educação
Discentes:
Marta Pitta
Motivção
Motivação Desportiva
Ano Lectivo: 2012/2013
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Educação
Discentes:
Marta Pitta
Motivção
Motivação Desportiva
Ano Lectivo: 2012/2013
Índice: Índice 1 Introdução 2 I: Motivação 3 Conceito de Motivação 3 Mecanismo de ação da Motivação 5 Tipos de Motivação 6 Motivação Individual 8 Motivação Coletiva 9 Conceito de Resiliência 12 Fontes de Motivação 13 Processos inibidores de Motivação 14 Técnicas de Motivação 15 Caraterização dos Estados Ansiosos 16 II: Modelos Teóricos 17 Teorias sobre a Motivação 17 Teoria das Necessidades 18 Pirâmide das Necessidades de Maslow 20 Teoria das Necessidades de Herzberg 22 Teoria das Necessidades de Alderger (ERG) 24 Teoria das Necessidades de McClelland 25 Teoria da Equidade 26 Teoria do Reforço 27 Teorias das Expectativas 29 Teoria de Vroom 29 Modelo de Porter e Lawler 29 Conclusão 32 Bibliografia 33 Anexos 34 Reflexão Individual 34
Introdução:
No âmbito da unidade curricular, Relações Interpessoais e Gestão de Grupos, foi proposto ao grupo um trabalho final, bastante aprofundado e construtivo sobre um tema opcional escolhido pelo grupo. Como tal, o grupo optou por estudar o tema da Motivação, de um modo geral e particular, ligado à motivação desportiva.
Por sua vez, neste trabalho iremos abordar variados temas. O trabalho abordará na primeira parte o conceito e características essencias sobre a motivação e, na segunda parte abordamos todos os modelos teóricos, atualmente apresentados e defendidos sobre a motivação.
I: Motivação
Conceito de Motivação:
“Tensão que põe em movimento o organismo até que se tenha reduzido e recuperado a sua integridade.”
Do ponto de vista psicológico, a motivação é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e que impulsiona o agir mental e fisicamente.