turismo desportivo
Felisbina Fragoso__________________________________nº 05
Flávio Bebeca ____________________________________nº 06
Florinda Mateus__________________________________nº 07
João de Almeida__________________________________nº 09
ÍNDICE
Introdução
Desenvolvimento
INTRODUÇÃO
Turismo desportivo
Nos últimos 30 anos a evolução tecnológica e social transformou de forma fantástica o modo como a maioria das pessoas vêem o tempo e a vida. Se há algumas décadas atrás era impensável para a generalidade da população viajar pelo simples prazer de conhecer sítios novos, hoje isso é banal para muita gente, de tal modo que a viagem turística já se transformou em algo mais do que conhecer sítios novos.
Neste contexto o Turismo vive uma fase de profunda transformação. Mais do que sítios diferentes ou oportunidades de descanso, as pessoas viajam cada vez mais à procura de novas experiências, novas vivências associadas a diversas práticas activas.
Como uns dos pontos mais marcantes nesta transformação podem destacar a passagem de um turismo inactivo, em que o objectivo era “desligar” e isolarmo-nos do mundo, para um turismo activo onde o objectivo é também viver nos limites o contexto da viagem e retirar desta a maior quantidade e a melhor qualidade de vivências e experiências marcantes.
O desporto, actividade onde o Homem experimenta os seus limites, está inserido nas mesmas dinâmicas da sociedade contemporânea, experimentando também uma fase de crescimento e de mutação. Assume novas formas, novos contextos e novos valores, onde para além da competição com os outros, as pessoas procuram para si evasão, saúde e novas vivências.
O desporto no seu todo representa actualmente um dos mais fascinantes e relevantes fenómenos sociais; Manuel Sérgio refere mesmo que “o Desporto é o fenómeno cultural de maior magia no mundo contemporâneo”(14).
Para além de se desenvolverem de forma individualizada, o turismo e o desporto foram-se desenvolvendo ao longo