Ecossistemas de ambientes aquáticos
Os límnicos ou limnociclo correspondem aos ecossistemas das águas doces, que são os rios, riachos, lagos, lagoas, represas e outros. É o menor dos ecossistemas aquáticos e possuem alguns caracteres como: pequena profundidade em relação aos mares em geral, cerca de apenas 350 metros; com temperatura bem mais variável se comparada aos oceanos e mares; possuem baixa salinidade, em média 18g/l e menor penetração de luz solar. A sua flora é formada por Angiospermas e pelas algas verdes. A fauna é representada por anfíbios, peixes, vermes, etc. O límnico pode ser dividido em dois grupos chamados de Províncias ou ambientes Lênticos e Províncias ou ambientes Lóticos. • Ambientes lênticos – ecossistemas com água em movimento lento (lagos e reservatórios): vazão muito mais lenta, fundo coberto por silte, argila ou matéria orgânica. • Ambientes Lóticos (córregos e rios) - ecossistemas com água em rápido movimento: vazão (fluxo), turgidez e temperatura têm efeito direto e indireto sobre a flora e fauna.
Existe também um tipo de ecossistema chamado de fitolimno que é formado pela água que fica retida nas bromélias ou no interior de troncos de árvores. Essas águas paradas formam um ecossistema onde vivem pequenos crustáceos, larvas de insetos, algas, fungos, liquens e planárias.
ECOSSISTEMAS DAS ÁGUAS SALGADAS (Talássicos)
O ecossistema talássico pode ser dividido em duas regiões: • Região do sistema Litoral ou Continental Nesta área que vai da praia até 200m em média de profundidade, por isso é chamada de região de fundo, ou seja, que vai da praia até a plataforma continental. Nessa zona, por causa da luminosidade, a vida é abundante. Essa região abrange duas faixas de plataforma continental, faixa da praia, que fi ca menor quando a maré está alta e menor, quando a maré