Contaminação dos ambientes aquáticos
Os elevados níveis de poluição do ar, da água e dos solos tornaram-se ultimamente muito preocupantes. Diariamente, a mídia noticia ações graves de degradação ambiental e seus efeitos sobre a vida no Planeta.
A poluição das águas tem sido um problema para a nossa sociedade, e é tempo de por fim a todo o custo este assunto. Nestes últimos anos o governo tem tentado sensibilizar a opinião pública para esta situação que tem vindo a agravar-se devido há falta de fundos. Também as indústrias, que cada vez fazem mais poluição sem qualquer medida de proteção contribuem fortemente para o problema sem qualquer multa por parte do Governo.
A poluição provoca a morte de toneladas de peixes, devido, principalmente, à redução do oxigênio dissolvido na água. Essa perda de oxigênio ocorre pela entrada de poluentes procedentes, sobretudo, de esgotos domésticos e industriais, que trazem grande quantidade de matéria orgânica para os sistemas aquáticos, sendo que no processo de decomposição dessa matéria orgânica as bactérias utilizam oxigênio disponível na água. Infelizmente, o alerta para a população e para órgãos públicos de que os níveis de poluição estão críticos é feito, de modo geral, somente quando se visualizam peixes mortos na superfície da água. Porém, é importante saber que tais situações são evitáveis.
Para isso torna-se necessário considerar os corpos d’água como locais onde existe Vida manifestada das mais variadas formas, que nem sempre são observáveis a olho nu. Neste trabalho vamos falar nas formas de poluição aquática no mundo e no Brasil, também vamos falar dos poluentes da água e os seus perigos para a sociedade. Durante um longo período de tempo, a introdução dos poluentes nos oceanos poderá conduzir a uma acumulação de substâncias tóxicas, em longo prazo, disseminando mortandade e contaminação de seres vivos do oceano.
2 – Revisão 2.1 – Tipos de contaminação
A poluição aquática pode ser dividida de três formas : biológica, física e