Ações Antrópicas nos Ecossistemas Aquaticos
Os ambientes aquáticos são um dos ecossistemas que mais sofrem com os impactos causados pelas ações antrópicas, uma vez que constituem o compartimento final de vários produtos gerados pela atividade humana. Esses ecossistemas acabam refletindo com facilidade os efeitos de varias atividades que ocorrem ao seu redor, ou seja, estão expostos a agentes químicos que são poluentes e que por sua vez prejudicam o desenvolvimento da biota. O comprometimento de processos fisiológicos vitais como respiração, reprodução e crescimento são exemplos das diversas perturbações metabólicas que os contaminantes ambientais podem causar aos organismos aquáticos. A má qualidade da água esta frequentemente associada com as atividades humanas, desde a revolução industrial, principalmente as águas superficiais tem sofrido contaminação, resultando em graves problemas de saúde e surtos. Para mitigar esses problemas, grandes centros urbanos começaram a desenvolver redes de esgoto e estações de tratamento de água, no entanto, o rápido crescimento em algumas áreas urbanas ultrapassou a capacidade de alguns governos para desenvolver e manter as instalações de tratamento.
2. Impactos causados pela ação antropica nos ecossistemas aquáticos O planeta terra começa a responder pelas agressões feitas pelo homem à natureza. Derretimento das geleiras, secas, inundações, escassez de água e aquecimento global fazem parte deste quadro projetado pelo homem.
A humanidade despeja na natureza todos os anos cerca de 30 bilhões de toneladas de lixo e quem mais sofre com a poluição são os recursos hídricos, já que praticamente todas as formas