Amanda Trabalho Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO......................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa refletir sobre assuntos relacionados à gramática, tema este que praticamente rege o curso de Letras. Porém, mais especificamente, vamos tratar sobre o ensino de gramática em sala de aula. Mas afinal, o que é gramática? Segundo Terra (1997, p. 21), o termo gramática em seu sentido amplo, designa “o conjunto sistemático de regras de combinação das palavras de uma língua”, ou seja, o conjunto de regras internalizadas pelos falantes, que lhes permite construir e decodificar frases possuidoras de sentido.
Sua principal função é regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma determinada língua, e é graças a ela que a língua pode ser analisada e preservada, permitindo assim o bom uso da Língua Portuguesa. A gramática é quem gera as regras, porém somos nós, os agentes de comunicação, quem faz seu uso e movimenta-a, tornando-a um sistema mutável. É um sistema que pode abranger diversas concepções, apresentando várias abordagens, que então são divididas em diferentes tipos:
Gramática Normativa: é entendida como o sistema de regras utilizado para o bom uso da língua, com base no uso feito por escritores e bons falantes, indicando através desse sistema, como devemos falar e escrever corretamente, enumerando aquilo que é considerado “certo”, considerando apenas uma variedade de língua e intitulando como padrão, desconsiderando fatores sociais, culturais e históricos, apontando como “erro” qualquer tipo de variedade e possibilidade existente.
Gramática Descritiva: como o próprio nome diz, é ela quem descreve a estrutura e o funcionamento da língua em toda sua variação, sem levar em conta os conceitos que definem o “errado e certo” em nosso sistema