A alavanca uma m quina simples que tem a fun o de facilitar a execu o de um trabalho
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. Ela constitui-se de uma máquina simples, é utilizada para facilitar a execução de um trabalho e tem a capacidade de multiplicar a força aplicada sobre ela. Suas principais funções são: elevar objetos pesados, recortar, movimentar etc. A alavanca é constituída por três elementos:
Ponto de apoio ou fulcro,
Força de Resistência e
Força de esforço ou Potência
PA – Ponto de apoio
Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apóia a alavanca para realizar um trabalho.
FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar;
É o peso da carga. Quase sempre é representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca
FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.
É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de força motriz.
ELEMENTOS ADICIONAIS DE UMA ALAVANCA
Braço de Potência (BP): Distância perpendicular da aplicação da força ao eixo de rotação. Ou seja, é a distancia entre o Ponto de Apoio até o local de aplicação da força. Por isso, pode ser chamado também de Braço de Força (BF).
Braço de Resistência (BR): Distância perpendicular da aplicação da resistência ao eixo de rotação. É a distância que vai do ponto de Apoio até o ponto de aplicação da resistência.
As alavancas podem ser classificadas em três tipos:
1°classe
Alavanca interfixa: Quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação de força e o objeto a ser movimentado, como mostra a figura a seguir. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.