Fichamento Para Editar
Resumo
Stuart Hall foi um teórico cultural e sociólogo jamaicano que viveu e atuou no reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Willians, foi umas das figuras fundadoras da escola Birmingham dos estudos culturais.
Ele foi presidente da associação Britânia de sociologia entre 1995 e 1997.estruturou a organização do livro de seis partes. A primeira parte “identidade em questão” Hall introduz o leitor a três concepções básicas do sujeito na história a do sujeito iluminador ; do sujeito sociológico; e do sujeito pós-moderno. Na segunda parte ” Nascimento e morte do sujeito moderno”. Emerge o conceito de descentração do sujeito. O autor está tratando da morte do sujeito cartesiano e indica algumas obras e autores que contribuíram para esse processo na modernidade tardia. o livro assemelha-se a uma guia para compreensão da identidade cultural a sua relação com os indivíduos, analisa a questão das culturas nacionais e da nação; e como sujeito fragmentado e colocado em termos de suas identidades culturais .Stuart Hall fornece informações para aqueles que desejam entender a questão da identidade no atual mundo pós-moderno em que vivemos.
CAPITULO 1 A INDENTIDADE EM QUESTÃO- TRÊS QUESTÃO DE INDENTIDADE.O CARATER DA MUDANÇA NA MODERNIDADE TARDIA O QUE ESTÁ EM JOGO NA QUESTÃO DAS INDIDASES?
“O sujeito previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável ; está se tomando fragmentado, composto não de uma única; mais de várias identidades ;algumas vezes contraditória ou não resolvidas.” (p.3).
Segundo Hall (2011) as sociedades da modernidade tardia são caracterizada pela “diferença”, elas não são totalmente unificadas ,estão constantemente sendo “modificadas”.
PARECER
Nesse capitulo Stuart Hall introduz a temática do livro , de forma clara e coerente. Inicia sinalizando as concepções de identidade avalia as mudanças nos conceitos e afirma