Alongamento na Prática de Atividade Física
Objetivos: Trabalhar alongamento na prática de atividade física para terceira idade : promovendo a melhora da capacidade funcional em idosos, e introduzir a anatomia Humana.
Desenvolvimento:
Primeira parte: Apresentar a parte teórica do alongamento, apresentando seus conceitos principais, Tipos de alongamento, objetivos, funções, cuidados, Influências e conseqüências de um Bom alongamento. Tempo necessário: 30 min.
Parte principal: Prática. Apresentar movimentos de alongamento, bem como os músculos e as partes do corpo que serão exploradas no exercício. Tempo Necessário 60 min.
Parte final: Realizar exercícios leves de soltura do corpo e fazer uma avaliação com os idosos de como foi a atividade e discutir das dificuldades encontradas nos exercícios.
Introdução
Atualmente, o mundo passa por mudanças significativas no campo social, econômico e cultural, que transforma a vida das pessoas, gerando um novo estilo de vida. As grandes invenções transformaram a sociedade, principalmente no campo da medicina, com a descoberta de cura de várias doenças e a mudança nos hábitos que têm prolongado a expectativa de vida das pessoas. Neste sentido, emergem estudos indicando que as atividades físicas contribuem significativamente para a melhoria e qualidade de vida das pessoas em estado de envelhecimento. Para tanto, o Alongamento surge como um exercício físico que produz vários benefícios a Terceira idade, tais como, na melhoria da flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora global, favorecendo a conscientização corporal, e principalmente como progresso no convívio social.
1º Etapa: Apresentar parte teórica, fatores importantes, e considerações sobre o alongamento
Avaliação
Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, considera-se importante que o indivíduo seja submetido a uma avaliação física e médica.
Flexibilidade
“ Capacidade motora