Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
dável: ção sau imenta al sperto! fique e
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A alimentação para os seres humanos possui significado maior do que apenas garantir as necessidades do corpo. O ato de comer está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Na maioria das vezes, comer é um momento de prazer e confraternização com nossos amigos e familiares. O alimento torna-se, assim, muito mais do que uma fonte de nutrientes. Apreciamos as cores e gostamos de sentir a textura e o sabor da comida. Mas isso não é tudo! Nesse jogo de sensações, precisamos lembrar que uma alimentação saudável: • não precisa ser cara, pois pode ser feita com alimentos naturais, produzidos na região em que vivemos; • deve ser colorida e composta por alimentos variados; • é saborosa; • precisa ter qualidade e ser consumida na quantidade certa; • deve ser segura para o consumo, ou seja, estar livre de contaminação.
NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS PRESENTES NOS ALIMENTOS, QUE NOS DÃO ENERGIA, PROMOVEM O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO E MANTÊM O NOSSO CORPO SAUDÁVEL.
MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO AO LONGO DO TEMPO E SEU IMPACTO NA SAÚDE
Com a evolução da sociedade, muitos tipos de alimentos foram criados e, para garantir maior aceitação da população, foram introduzidos novos ingredientes. Com isso, surgiram produtos cada vez mais atraentes e saborosos. Por exemplo: açúcar para adoçar; gordura saturada e gordura trans para dar maior maciez, leveza e cremosidade; sódio para acentuar o sabor; corantes para dar cor especial e aromatizantes para criar um cheirinho irresistível.
PRODUTOS CADA VEZ MAIS PRESENTES NOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Açúcar: é fonte de energia para o ser humano. Mas, quando comemos em exagero, pode causar aumento de peso e excesso de gordura no sangue.
Gordura saturada: é um tipo de gordura muito encontrada