Armazenagem
Há algum tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível.
Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Sistema de Armazenagem
O uso de Sistemas de Armazenagem, sejam elas para cargas manuais ou paletizadas operadas por empilhadeiras ou qualquer outro equipamento de movimentação, tornou-se item ideal para a organização e em muitos casos otimização de espaço de um armazém.
A relação Custo x Benefício não deve ser vista somente pelo lado do ganho quantitativo dos produtos armazenados num armazém, mas principalmente em termos de diminuição de tempo de localização de produtos, diminuição de itens avariados pelo mau armazenamento, otimização de espaços, possibilidade de endereçamento dos produtos com softwares de gerenciamento de depósitos, entre outros fatores.
Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Os armazéns projetados também não eram apropriados à verticalização, com baixas alturas ou pé direito, não possibilitando um melhor aproveitamento vertical do armazém.
Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. O conceito de “verticalização de cargas” tem como objetivo o máximo aproveitamento dos espaços verticais, contribuindo para o descongestionamento das áreas de movimentação e redução dos custos unitários de