armazenagem
O presente trabalho, visa um abordagem sobre o tema armazenagem, abordando questões de logísticas, para isto tomou como ponto de partida um distribuidora de alimentos, com sua matriz em Natal/RN, partindo da premissa suas atividades de movimentações internas de matérias e armazenagem, tendo com principal objetivo o aumento de sua área como a melhoria do fluxo de movimentação tendo com isso uma melhor espaço e ocupação do mesmo, com escopo de dar uma melhor visão a inserção de um novo conceito de layout, possibilitando a redução das distâncias de movimentação das operações logísticas da empresa. Palavras chave: Planejamento físico, armazenagem, competitividade. Sendo assim, a utilização de um planejamento nas questões de logística interna na empresa corresponde a um diferencial na atual competitividade das empresas, visto que, esta atividade está diretamente relacionada com custos. Desta forma, a armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas.
Com isso, este processo de análise das melhorias proposta para a empresa desenvolveu-se através de pesquisa em campo, onde possibilitou uma ampliação do conhecimento sobre aplicações de conceitos científicos, em estruturas organizacionais, visando uma maior competitividade através da redução de custo na logística.
Armazenagem propriamente dita: esta é a função mais óbvia, com sua duração dependendo do papel logístico da instalação no sistema. Nos casos em que há necessidade ou conveniência de estocar os produtos por um tempo relativamente grande, o armazém ou depósito deve apresentar layout e equipamentos de movimentação adequados a esse tipo de função. No entanto, em situações que a armazenagem é apenas de passagem, como ocorre nos depósitos de triagem e distribuição, a solução técnica é diferente. Há também situações mistas.
Um grande fator na determinação de quais serão os custos para produzir o nível desejado de trabalho é o Layout do Armazém,