armazenagem
DE
LOGÍSTICA
GILSON JUNIO SOARES NOGUEIRA
PROF: LUCIANO / LOGÍSTICA “B” Colégio Politécnico "Bento Quirino" Introdução a Logística
É o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos semi-acabados e acabados, bem como o fluxo de informações envolvido.
É uma palavra que entre os gregos significava a arte de calcular. Já para as estratégias do exército era a parte militar relativa ao transporte e suprimentos das tropas em operações.
A logística proporciona a integração dos diversos processos e organizações, desde o usuário final até os fornecedores originais, que proporcionam os prodtos, serviços e informações e agregam valor para o cliente.
VISÃO GERAL SOBRE A LOGÍSTICA
"Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos , bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor". Dessa forma, nos elementos básicos da logística são o ponto de origem e o ponto de destino e entre eles os processos de planejar, operar e controlar, para que o fluxo de matérias primas, produtos, informações e dinheiro seja econômico, eficiente e efetivo e satisfaça as necessidades dos clientes. Partindo desse pressuposto há uma logística de suprimento de manufatura que leva a matéria-prima e componentes por meio de transporte para a produção e uma logística que por meio de transporte leva a produção até o centro de distribuição varejista ao qual transporta para suas lojas para que vendam ao consumidor. Observando então de forma mais macro, surge o conceito de cadeia de suprimento que é formada por várias cadeias de valor. Para Ballou (2006) no composto das atividades de logística dentro da cadeia de suprimentos existem atividades-chave, que são as atividades principais e as atividades de suporte que são atividades