Alimentos Orgânicos vs. Alimentos Industriais
Introdução………………………………................2
Evolução dos Alimentos.....................................5
Alimentos Orgânicos...........................................9
Alimentos Industriais............................................15
Conclusão............................................................23
Bibliografia............................................................25
Introdução
No inicio do século XIX chegou-se à conclusão que o crescimento acelerado da população ultrapassava a capacidade da Terra nos proporcionar alimento. Desde então, apesar de um aumento significativo da capacidade de produção de alimentos, o problema mantém-se.
O problema da produção de alimentos pode estar relacionado com aspectos variados, que vão desde a política até à economia. Como tal, o homem teve de arranjar soluções, e mais uma vez, como se verifica ao longo de toda a história da humanidade, recorreu à ciência, pois com esta teve-se a oportunidade de desenvolver tecnologias que visam ajudar a resolver este problema.
Desta forma, trabalhou-se com o objetivo de aumentar a produção de alimentos, tal como a sua duração. Foram postos de parte os antigos métodos e criaram-se novos, mais eficazes e mais rentáveis. No entanto, nem tudo foi positivo. Os alimentos passaram a ser industrializados. Passou-se a fazer um uso abusivo da Biologia Genética, da Bioquímica, entre outras áreas fundamentais para o nosso dia-a-dia como o conhecemos. São raros os produtos que compramos e ingerimos que não são alterados, que não contém substâncias desconhecidas que muitas vezes são pouco benéficas para a saúde. São raros os produtos orgânicos, criados sem intervenções químicas, totalmente naturais.
Figura - Plantação de alfaces de forma não industrial
Figura Fábrica industrial de cereais
Por isso perguntei a mim mesma: o que será melhor? Alimentos industrializados que não correm o risco de esgotar,