Global Supply Chain
O artigo escrito por Daniela Castro de Melo tem como o objetivo apresentar os processos operacionais e estratégicos envolvidos na implementação da Gestão da Demanda, sob a perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimentos.
A autora Daniela apresenta algumas ferramentas muito importantes para a logística. Uma delas seria a ferramenta Global Supply Chain Forum (GSCF), que provêem bens, serviços e informações que agregam valor para clientes e stakeholders.
A seguir são apresentados oito processos essenciais para a integração de gerenciamento da cadeia de suprimentos:
1- Gestão de relacionamento com o cliente: Desenvolver equipes focadas nos clientes estratégicos que busquem um entendimento comum sobre as características de produtos e serviços, a fim de torna-los atrativos.
2- Gestão do relacionamento com fornecedor: A escolha dos fornecedores tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam e quais adequados para o seu negócio. Também ter atenção às oportunidades. Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial paro o sucesso.
3- Gestão de serviço ao cliente: Fornecer um ponto de contato para todos os clientes, atendendo de forma eficiente suas requisições.
4- Gestão de demanda: Captar, reunir e continuamente atualizar dados de demanda, com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda.
5- Processamento de pedidos: Atender os pedidos sem erros e dentro do prazo de entrega combinado.
6- Gestão do fluxo de manufatura: Desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder rapidamente ás mudanças nas condições do mercado.
7- Desenvolvimento de produtos e comercialização: Buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.
8- Gestão de retorno: é o processo responsável pelas atividades ligadas ao retorno, logística reversa e o retorno dos mercados dentro das empresas e fornecedores da cadeia de suprimentos.
A GSCF é um