Suply Chain e Logistica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO Há pouco tempo que conhecemos ou aprendemos novos conceitos no mundo global e, dentre eles, está o de logística, que se define na união de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produto(s) que, para funcionarem, dependem inteiramente das atividades de materiais ou de processos do planejamento logístico, inter-relacionadas com as funções de manufatura e marketing. A atividade logística está em todos os segmentos da cadeia, promovendo o bom andamento da mesma. Sua constante evolução responde diretamente na sua importância estratégica, que é sua utilização nas diversas etapas dentro de uma empresa assim como de seus parceiros comerciais na busca incessante para diminuir custos e agregar valores.
Este portifólio tem por objetivo abordar as definições teóricas sobre cadeia de suprimentos (Supply Chain) e logística, termos e processos bases, bem como importância dessa área para o comercio Exterior. A gestão do supply chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores ate o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o beneficio de todos os envolvidos.
Assim, a Logística contribui nas atividades de importação e exportação; Gestão de materiais e mercadorias; Planejamento e controle da produção; Movimentação de materiais e pessoas; Embalagem e acondicionamento; Recebimento, armazenagem e expedição; Transporte e tráfego; Localização de fábricas, depósitos e terminais; Layout e fluxos; Sistema de comunicação e informações; Previsão de demanda; e no importante Serviço ao Cliente, que fecha o ciclo num processo contínuo.
2 DESENVOLVIMENTO
Supply Chain