Artigo sobre cadeia de suprimentos (suply chain) e logística
RESUMO
Este artigo tem por objetivo abordar as definições teóricas sobre Cadeia de Suprimentos (Suply Chain) e Logística, termos e processos bases, bem como a importância dessa área para o Comércio Exterior.
PALAVRAS-CHAVE
Logística; Cadeia de Suprimento; Suply Chain.
1. CADEIA DE SUPRIMENTOS (SUPPLY CHAIN)
Segundo Ching (2001, p 67), supply chain:
É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. A gestão do supply chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o beneficio de todos os envolvidos.
Como pode ser observado na figura abaixo, a integração da cadeia logística é fundamental para alinhar o processo, na qual as mercadorias e os produtos vão desde as fontes supridoras até o consumidor final, fazendo com que as informações e recursos vão desde clientes às fontes supridoras. (CHING, 2001)
Figura 1- Universo da cadeia de logística integrada.
[pic]
Fonte: Ching, 2001, p. 67.
A cadeia de suprimentos trabalha com um grande fluxo de informações, permitindo uma interação entre todas as áreas da empresa, sempre visando um melhor gerenciamento e movimentação. Na figura 1 se pode notar quais são os componentes da cadeia de suprimentos, a saber:
➢ Fontes supridoras; ➢ Fornecedores: que por sua vez fornecem a matéria a ser modificada. ➢ Processadores (Fabricantes): onde fabrica o produto. ➢ Distribuidores / Varejistas: distribuição do produto para que o cliente possa comprá-lo. ➢ Consumidores / Clientes: indivíduo que adquire o produto.
Gaither e Frazier (2001) afirmam que a cadeia de suprimentos é a