Residuos
O ser humano tem vindo a evoluir a passos largos ao longo dos tempos, com isto, tem-se esquecido que o Ambiente precisa que cuidemos dele.
Ao longo deste trabalho vamos abordar o tema dos resíduos que o Homem tem vindo a produzir ao longo da sua vida, resíduos esses quem têm que tomar um rumo.
Felizmente que o Homem atualmente já tomou consciência que esses resíduos têm de ser tratados, e está a elaborar planos para combater o excesso existente. Objetivos
Definir Resíduo;
Identificar as Legislações correspondentes;
Classificar os Resíduos;
Caraterização dos Resíduos;
Diferenciar Resíduos Industriais de Resíduos
Urbanos.
Desde tempos remotos que o Homem se desfaz do lixo que produzia de uma forma muito conveniente: abandonando-o em qualquer local.
Estes resíduos, no entanto, não viriam a pôr em causa o equilíbrio natural, no passado, pois as suas quantidades eram insignificantes quando comparadas com a taxa de regeneração desses ecossistemas.
O mais antigo aterro sanitário até hoje descoberto, está localizado na ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo, e data de cerca de 3.000 a.C. Nesta construção primitiva o lixo era colocado em grandes covas, acondicionado em sucessivas camadas, cobertas por terra.
Com o desenvolvimento das sociedades nasce a Revolução
Industrial que viria contribuir positivamente para o desenvolvimento económico e industrial mas em simultâneo aumentaria o problema da gestão de resíduos (agora em maior quantidade e com novas características).
A inexistência de medidas eficazes no tratamento e eliminação de resíduos reflectiu-se no aparecimento de graves problemas de saúde pública como a Peste Negra que dizimou durante a
Idade Média metade da população da Europa.
A tomada deproblemas iniciais desadequadas, tais como
Os primeiros medidas surgem com a sedentarização do descarga quando estee incontrolada de resíduos nas ruase e
Homem, voluntária se começa a agregar em comunidades