Alimentos funcionais
O termo alimentos funcionais, se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficíam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde, reduzindo como consequência os gastos relacionados à assistência à saúde.
Alguns exemplos de alimentos funcionais reconhecidos cientificamente são: o alho, o vinho, a aveia, a soja, a linhaça, o tomate, alguns tipos de chás, entre muitos outros.
De acordo com o Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de medicina internacional (IOM/FNB), alimentos funcionais são qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contêm.
Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais e podem atuar evitando a absorção da gordura e do colesterol, são bons para o intestino e beneficam a saúde em geral.
......................................................................................................................................
Ter uma dieta saudável é a melhor forma para assegurar o consumo adequado de todas as vitaminas e minerais que nosso organismo necessita diariamente. Os alimentos funcionais vem ajudar através da alimentação a prevenir doenças, fornecer nutrientes além da alimentação básica. Eles contém substâncias que ajudam no combate aos radicais livres, promovendo a saúde e tornando nosso corpo mais forte para não ficar doente. Normalmente esses alimentos são as frutas e os legumes, mas há outros tipos de alimentos que também são considerados funcionais. Veja a lista dos 10 melhores alimentos funcionais.
Aveia: A aveia e produtos a base dela contém psyllium, que ajuda na redução dos níveis de colesterol assim como na prevenção de doenças cardíacas.
Soja: A soja e seus derivados contém além de outras substâncias importantes, as isoflavonas, que ajudam na prevenção de doenças do coração,