Alimentos funcionais
DICIPLINA: NUTRIÇÃO BASICA
PROFESSORA: REGINA CÉLIA
EQUIPE:
* ANTONIO SAMUEL OLINDA FERNANDES * LAHÍS LUMA GONÇALVES DE SOUZA LEITE * NATÉRCIA NASCIMENTO RODRIGUES * SÂMIO SARAIVA TAVARES
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Crato, Agosto de 2011
Sumário Introdução 3 Alimentos Funcionais 4 Tipos de Alimentos Funcionais 5 Significado das cores dos alimentos 6 Conclusão 8 Referencias bibliográficas 9
Introdução
Inúmeros fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve conscientizar-se da importância de alimentos contendo substâncias que auxiliam a promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional. A incidência de morte devido a acidentes cardiovasculares, câncer, acidente vascular cerebral, arteriosclerose, enfermidades hepáticas, dentre outros, pode ser minimizada através de bons hábitos alimentares. Atualmente a sociedade tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. As pessoas freqüentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação, ou mais comumente uma forma de estresse.
Os vários fatores que têm contribuído para o desenvolvimento dos alimentos funcionais são inúmeros, sendo um deles o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos saudáveis. Os principais tipos de alimentos desse grupo são: Aveia, Soja, Peixes, Cebola, trigo, banana, alcachofra, alho, Chá Verde, entre outros.
Muito importante, também, para um bom funcionamento do corpo humano é uma alimentação colorida, pois as várias cores dos alimentos possuem substancias que desenvolvem funções importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças.
Neste trabalho pretendemos mostrar a importância e as funções dos alimentos funcionais como também as contribuições das diferentes cores dos alimentos para o nosso corpo.
Alimentos Funcionais
O termo “alimentos funcionais” foi