Alimentos funcionais
FMU
ALIMENTOS FUNCIONAIS: A importância da linhaça como alimento funcional.
São Paulo
2013
ALIMENTOS FUNCIONAIS: A importância da linhaça como alimento funcional.
Trabalho de obtenção de nota parcial apresentado à FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), como exigência parcial para obtenção do título de graduação em Nutrição.
São Paulo
2013
1 JUSTIFICATIVA:
Nas últimas décadas, novas tecnologias, como a biotecnologia, engenharia genética, processamento de alimentos, inovações de produtos e produção em massa, habilitaram os cientistas de alimentos a planejar novos produtos saudáveis. Há em todo o mundo um crescente interesse pelo papel desempenhado na saúde por alimentos que contêm componentes que influenciam em atividades fisiológicas ou metabólicas, ou que sejam enriquecidos com substâncias isoladas de alimentos que possuam uma destas propriedades, os quais estão sendo chamados "alimentos funcionais" e que estão invadindo os mercados, tendo em vista a perspectivas de ganhos nesta área. Ocorre, hoje em dia, um grande aumento da expectativa de vida para a população global – o que está, por sua vez, conduzindo a um grande aumento de pessoas idosas, aumentando assim os níveis da necessidade por dietas relacionadas a prevenir ou combater doenças. A par disso, as pessoas estão, se preocupando com a alimentação funcional, isto é, alimentos que auxiliem na prevenção de doenças ou deficiências.
2 MARCO TEÓRICO: A terminação foi primeiramente utilizada pelo Governo do Japão, na década de 1980, através de um programa de governo objetivando diminuir gastos com a saúde pública, levando em consideração a elevada expectativa de vida naquele país. O primeiro país a formular o processo de regulamentação específica