alimento
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CAMPUS XX – CASTANHAL
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
DOCENTE: MIRLA MIRANDA
DISCENTE: PAULA ALINE
CASTANHAL
2014
Destilação:
O processo de separação mais usado na indústria química é a destilação. Esta operação unitária é também denominada fracionamento ou destilação fracionada. A separação dos constituintes está baseada nas diferenças de volatilidade. Na destilação, uma fase vapor entra em contato com uma fase líquida, e há transferência de massa do líquido para o vapor e deste para aquele. O líquido e o vapor contem, em geral, os mesmos componentes, mas em quantidades relativas diferentes.
Há transferência simultânea de massa do líquido pela vaporização, e do vapor pela condensação. O efeito final é o aumento da concentração do componente mais volátil no vapor e do componente menos volátil no líquido.
ABSORÇÃO:
A absorção de gás envolve a transferência de um componente solúvel de uma fase gasosa para um absorvente líquido relativamente não volátil. Nos casos mais simples de absorção de gás, o absorvente líquido não se vaporiza, e o gás contém apenas um constituinte solúvel.
Nos casos mais complicados da absorção é possível que vários componentes sejam absorvidos e que parte do absorvente se vaporize.
No equipamento de absorção, o absorvente líquido está abaixo do seu ponto de bolha e a fase gasosa está muito acima do seu ponto de orvalho. Outra diferença entre a destilação e a absorção de gás: as fases líquida e gasosa não contêm todos os mesmos componentes. Os efeitos térmicos na absorção são devidos o calor de solução do gás absorvido, em contraste com os calores de vaporização e de condensação que participam da destilação.
Extração líquido-líquido:
Uma mistura líquida pode ás vezes, ser separada pelo contato com um segundo solvente líquido. Os componentes da mistura são solúveis, em diferentes graus, no solvente. A separação de um